terça-feira, 8 de junho de 2010

Adiamento da entrada em vigor dos novos programas

Uma notícia interessante numa altura em que tanto trabalhinho já foi feito!

Transcrevo aqui os esclarecimentos a este respeito do Professor João Costa:

1. A entrada em vigor do Programa é adiada para 2011-2012. O Programa tem, assim, uma data precisa para entrar em vigor e o adiamento justifica-se para uma entrada em vigor simultânea do Programa, dos novos manuais, do Acordo Ortográfico e das Metas de Aprendizagem.

2. Uma vez que estamos apenas perante um adiamento da entrada em vigor, justifica-se que o plano de formação seja continuado conforme previsto -com todas as etapas previstas (incluindo testagem de actividades, publicação dos GIP, criação de sequências, etc.).

3. O trabalho de anualização feito até aqui não é posto em causa por este adiamento, servindo o próximo ano lectivo para se fazerem ajustes de pormenor em função das propostas feitas pela equipa que prepara as Metas de Aprendizagem. Foi enfatizado que o trabalho desta equipa está a ser feito em estreita articulação com o que se encontra previsto no Programa.

4. Foi reconhecida a importância do trabalho desenvolvido por formadores e formandos ao longo deste ano lectivo, que se traduz em vários meses de estudo e reflexão e em várias alterações de práticas. Pretende-se aproveitar a experiência dos docentes envolvidos na experiência deste ano, convidando professores formadores a testar as Metas de Aprendizagem durante o próximo ano lectivo.

5. Havendo mais um ano para preparação do Programa, o programa de formação será continuado por mais um ano lectivo, em moldes a definir. Este prolongamento por mais um ano constituirá uma oportunidade para um aprofundamento do trabalho realizado durante este ano e para a formação específica em domínios identificados como mais problemáticos ao longo deste ano.
Os aspectos concretos sobre o funcionamento da formação durante o próximo ano lectivo serão anunciados oportunamente.

6. Na medida em que não há qualquer interrupção da formação, deve ser continuado o trabalho nas escolas, sendo de valorizar junto dos colegas formandos o facto de haver mais um ano para se preparar o trabalho com tranquilidade e com o tempo necessário para o estudo e aprofundamento de conhecimentos. Para valorização do trabalho realizado nas escolas, prepara-se para muito breve a divulgação de boas práticas na página da DGIDC. Algumas Direcções Regionais de Educação preparam Jornadas abertas todos os professores para divulgação do trabalho realizado localmente.