sábado, 5 de junho de 2010

Comentário ao Guião "A Aia"

A colega Conceição Nicolau, a propósito do nosso guião, escreveu o texto que passo a transcrever:

Comentário ao Guião de Leitura Orientada: " A Aia"

Aspectos positivos:

1. Selecção adequada de objectivos;

2. A motivação para a leitura é feita através de um questionário (itens de resposta aberta), que cumpre bem o objectivo de contextualizar a leitura, posteriormente complementado pela pergunta:

«Como podemos nós entender a atitude da personagem Aia?»

O desafio de encontrar suporte para esta explicação, lança os alunos numa leitura com um objectivo claro.

3. A leitura partilhada, selectiva e com objectivos definidos, conduz à procura e identificação dos segmentos textuais que cumpram o que lhes foi solicitado. Acho que esta estratégia foi bem escolhida, pois facilita a apropriação do texto. Esta tarefa estava bem clarificada, a compreensão do texto foi acontecendo e preparando os alunos para o trabalho de grupo.

4- O trabalho de grupo apesar de muito focalizado nas categorias da narrativa ( contempla a progressão inter-ciclos ) , conduz os alunos a uma atitude reflexiva, que os leva a estabelecer relações causais na acção e comportamento das personagens. Vão colocando hipóteses, fazendo antecipações e chegando às conclusões necessárias à pergunta 6.

Este trabalho de grupo prevê uma interacção texto/leitores ,uma discussão entre pares, um confronto de opiniões até à concertação da resposta lançada no início. Este tipo de problematização criada pelo professor e pelo próprio textos cria alunos capazes de construir o sentido dos textos.

O trabalho de grupo foi aproveitado ainda para integrar o desenvolvimento de outras competências.

5. A proposta final, projecta o aluno para outra tipologia textual, levando o aluno à reconstrução do texto e a sentir-se motivado para um trabalho interdisciplinar, percebendo a riqueza do cruzamento de saberes e experiências.