quarta-feira, 23 de junho de 2010

Análise contrastiva dos NPP face aos actuais III

Concretização do enunciado programático.
Veja os percursos pedagógicos do programa de 91. Parece-lhe que contemplam todas as possibilidades do programa de 2009? Justifique, especifique (e outros verbos do género).

Atendendo ao facto de nos encontrarmos perante alterações programáticas necessárias, porquanto exigentes, não será tarefa fácil, ao docente de Português, adequar o novo programa às competências linguísticas reais dos nossos alunos, tendo em conta a carga horária vigente, a falta de recursos no âmbito das TIC e, em alguns casos, a falta de trabalho cooperativo entre docentes.

No que à oralidade diz respeito, verificam-se algumas alterações importantes. O destaque vai para Saber ouvir/Escutar, sublinhando-se a necessidade de prestar atenção ao que se ouve, no intuito de aprender e de construir conhecimento. Quanto às competências da escrita e da leitura, este programa visa a utilização das TIC como recurso privilegiado de aprendizagem transversal e a abordagem de obras do PNL no tocante à promoção da leitura.

No domínio do Funcionamento da Língua, em 2009, constata-se a alteração terminológica que se traduz em fazer evoluir o conhecimento implícito da língua para um estádio de conhecimento explícito. Prevê-se, assim, que os conteúdos do CEL sejam a base para um melhor desempenho, nas outras competências, por parte do aluno sob a orientação do professor/gestor e principal responsável de estratégias de aprendizagem motivadoras e diferenciadas para cada grupo turma.

A «interacção» que nos é proposta pode levar a que a distância entre as competências reais dos nossos alunos e os resultados esperados seja ainda maior e, por outro lado, que aumente ainda mais a diferença entre os alunos de estratos sociais diferentes.