sexta-feira, 4 de junho de 2010

"Trisavó de Pistola à Cinta" - Comentário ao Guião



Uma escolha muito interessante. Guardo deste livro a grata recordação de me ter sido oferecido pela autora, numa altura em que me encontrava gravemente doente. Recebi-o, mais tarde, das mãos do nosso formador, que não ficara impossibilitado de participar no Encontro (agendado também por mim) com a Alice Vieira e os nossos alunos. Do autógrafo, constato que passaram sete anos.

Devo à memória ter lido tão atentamente este guião. Eis que vi nele um documento completo, estruturado e motivador, dirigido a alunos de 5º ano, baseado numa obra de uma importante escritora portuguesa, pelo que tenciono adoptar esta história como leitura orientada “obrigatória”, no próximo ano.

A proposta apresenta um trabalho de qualidade, tendo havido preocupação em construir algo, não para uma hipotética realidade de alunos, mas para um universo de alunos conhecido das docentes que conceberam o projecto. De facto, é o que fazemos aquando da elaboração dos materiais, eles dirigem-se aos nossos e não aos alunos dos nossos colegas. Destaco ainda os seguintes pontos altos do guião: o uso de diferentes estratégias de leitura, a auto e a hetero-avaliação que leva os alunos a apontar melhorias ou não, nesta competência; a produção de textos orais e consequente apresentação à turma; o trabalho de pesquisa com o recurso às TIC; a produção escrita, com a redacção de um outro final para a história; a mobilização de conhecimentos, em articulação com a disciplina de HGP, nomeadamente a referência à época dos Filipes, às Invasões Francesas e à importância atribuída aos registos paroquiais. Quanto ao nome da informadora, “bendicta” é que ela não era, de todo!